terça-feira, 22 de maio de 2007

E ai Pessoas Tudo Beleza por ai?

Dizem que Deus, ao criar o homem, imprimiu em sua essência a habilidade de amar, o desejo de ser amado e a capacidade de cativar seus semelhantes. A meu ver, o resultado disso é a amizade, sentimento nobre que dá sentido à existência humana. No livro "O pequeno príncipe" de Sant-Exupéry, do qual aliás gosto muito, o principezinho pergunta à raposa: "O que significa isso – cativar?" Ao que ela responde: "É uma coisa que as pessoas freqüentemente negligenciam. Significa estabelecer laços." E continuou: "Para mim, você é apenas um menino e eu não tenho necessidade de você. E por sua vez, você também não tem necessidade nenhuma de mim. Mas se você me cativar, então nós precisaremos um do outro." Concordo com a sabedoria escondida nas entrelinhas deste diálogo. Pois acredito que é assim que acontece conosco dia a dia, mesmo quando estamos envolvidos por outros interesses, e nem nos damos conta disso. O fato é que as pessoas –, que conhecemos, principalmente nos ambientes que começamos a freqüentar –, são pessoas comuns e não sentimos "necessidade" delas, nem elas, de nós, até que nos cativemos mutuamente, e assim, como bem explica a raposa, sentiremos falta um do outro. Refiro-me não ao trabalho ou serviço prestado pela pessoa, mas ao abraço, à partilha, ao sorriso... enfim, à presença dela. E aí entra um dos grandes desafios que cada vez mais deixa de ser enfrentado pelo homem moderno: o deixar-se cativar! Geralmente carregamos marcas de perdas e decepções em nossos relacionamentos, e como isso nos causa muita dor – e como naturalmente não gostamos de sofrer –, evitar qualquer possibilidade de novas decepções, não se deixando cativar, talvez seja a solução imediata e mais segura. Mas seria a opção correta? Certamente não! Deixar-se cativar, – mesmo correndo risco de sofrer de novo, e ter a coragem de não negligenciar o amor, que é dom próprio para ser doado –, é a essência do desafio em questão. Cativar é algo que nasce pausadamente, sem muita pressa, e cresce um pouco mais a cada dia, dependendo do cultivo que lhe é dispensado. Podemos ir a um shopping center e comprar muitas coisas que desejamos ou até sonhamos em possuir; contudo, com relação a pessoas, isso não funciona. Já dizia um poeta: "Com gente é diferente..." Todas as vezes em que, num relacionamento, um tenta "comprar" o outro, seja como for, o resultado é trágico. Só os corajosos amam! E por falar em amor meu povo... arriscar-se no amor em uma civilização como a que pertencemos, é "nadar contra a correnteza". Enquanto a mídia prega que "ninguém é de ninguém e você pode fazer da vida o que quiser...", o Autor da vida ensina-nos que o Amor é a única força que dá o verdadeiro sentido à existência e nos desafia a abrirmos o coração à aventura de cativarmos e nos deixarmos cativar.
Quero encerrar hoje, agradecendo a todos que me deram a oportunidade de ser cativado e cativar...de poder penetrar na apenas na sua vida, mas no seu coração...obrigado por ter me mostrado que mesmo na escuridão vocês sempre são minha luz no fim do túnel...FAMILIA, AMIGOS, VALÉRIA...amo muitooooooooo todos vocês...

"O Amor é o único sentimento que quanto mais damos, mais temos"

Beijosssss e Inté

4 comentários:

João disse...

parceiro, otimo texto cara \o
vou começar a me inspirar em voce EAHUEE :D
:**

Moderadores disse...

Primoooooooooo...

Texto lindo e pra lá de inspirador e reflexivo.

Abraçossss

Unknown disse...

É isso aêeeeeeee blog tbm é cultura.
Adorei Dinho...lindo mesmo!

bjãoo....
te Amuuu.

Unknown disse...

AMOR E AMIZADE

“ Perguntei a um sábio ,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade... O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas ,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho, na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho. Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração."
(William J. Bennett )